Simpósio entrou para a história de Rondônia como um dos maiores eventos jurídicos do estado. Iniciativa do Instituto Silva Neto brindou o público de Porto Velho com programação nacional.
Realizado em Porto Velho no Palácio das Artes, maior teatro da região Norte com capacidade para 1100 pessoas, o III Simpósio Jurídico Desafios do Estado Pós – Moderno, que aconteceu no mês de junho de 2024, entrou para a história de Rondônia como um dos maiores eventos da área jurídica no estado.
Com o tema Direito e Garantias Fundamentais, o simpósio promovido pelo Instituto Silva Neto reuniu representantes do Poder Judiciário rondoniense e de outros estados, inclusive nomes de destaque nacional, a exemplo do ministro do Tribunal Superior Eleitoral – TSE – Marcelo Ribeiro, que palestrou sobre o Papel do Judiciário na Defesa da Democracia e no Combate à Desinformação.
Na avaliação do advogado Silva Neto presidente do Instituto que realizou o evento, o sucesso da iniciativa foi constado pela participação de representantes de diversos segmentos, tendo em vista que o objetivo do simpósio é levar conhecimento para todas as camadas sociais.
“Graças a Deus foi uma programação abençoada, repleta de temas relevantes que envolveram um público ávido por informações desde estudantes em início de carreira a profissionais gabaritados, numa pertinente troca de conhecimento”, avaliou o jurista.
Construção do saber
O desembargador Raduan Miguel Filho, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia também destacou a importância de se levar mais informação ao público sobre temas que impacta na vida da população. “Foi um importante momento para reconhecer a importância do judiciário na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática”, ressaltou o juiz.
Um dos destaques dos debates foi a Palestra Magna do desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com sede no Rio de Janeiro, William Douglas. Além de magistrado, ele é escritor, professor, mestre em direito e autor de diversas obras na área jurídica, bem como sobre educação, desenvolvimento pessoal e cristianismo.
Foram várias temáticas abordadas por notável time de palestrantes tais como: Acesso à Justiça, A Proteção dos Direitos Humanos e Sociais no Contexto do Estado Pós – Moderno; A adoção do Nascituro como Alternativa ao Aborto e o Papel do Judiciário na Defesa da Democracia e no Combate à Desinformação.
Com relevantes temas e a participação de formadores de opinião do judiciário e de outros setores, o Simpósio Jurídico do Instituto Silva Neto está escrevendo uma marcante página da história da construção do saber no Brasil contemporâneo.